Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Estado terá que devolver descontos indevidos a PMs e Bombeiros

Estado devolverá descontos indevidos a militares do Corpo de Bombeiros e Polícia.

Publicado por Walter B Duque
há 8 anos

28/04/2016

Estado ter que devolver descontos indevidos a PMs e Bombeiros

Há anos são realizados descontos todos os meses nos contracheques dos Policiais e Bombeiros militares, referentes a Imposto de Renda que incidia sobre parcela relativa ao auxílio-moradia.

Esta verba foi criada pela Lei nº 958/83 e tem caráter indenizatório, de modo que não pode ser considerada renda ou, muito menos, causa de incremento patrimonial para servir de base de cálculo ao referido imposto.

Neste sentido já se manifestou o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro ao editar a Súmula 148, que confirma a natureza indenizatória do desconto.

No mês de março deste ano, tanto a PMERJ quanto o CBMERJ decidiram parar de realizar os descontos, reconhecendo tácitamente a ilegalidade, no entanto, o recebimento dos valores já descontados não será feito de forma espontânea ou administrativa.

Os interessados em reaver o que pagaram nos últimos 5 (cinco) anos, devem procurar um advogado e pedir orientação quanto aos procedimentos judiciais que devem ser adotados.

A AWD Consultoria conta com profissionais do direito capacitados para atuação em questões judiciais administrativas e capazes de esclarecer quaisquer dúvidas que surjam em relação a este tema.

Walter Barcellos Duque

Advogado e sócio da AWD Consultoria

AWD Consultoria - www.awdconsultoria.com.br

  • Sobre o autorEspecialista em direito digital, DPO certificado pela Exin, especialista em LGPD
  • Publicações4
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1691
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estado-tera-que-devolver-descontos-indevidos-a-pms-e-bombeiros/329489897

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)